Geração à Rasca

Este sábado fui à minha primeira manifestação. Após o fenómeno criado pela música dos Deolinda "Parva que sou", apresentada pela primeira vez nos coliseus do Porto e de Lisboa no final do mês de Janeiro, surgiu no facebook um movimento que teve imensa adesão e que marcou manifestações em várias cidades do país para protestar contra a precariedade da "geração à rasca" dos sub 20 e sub 30 (e não só, que o país está todo à rasca).

Em Lisboa, a manifestação estava marcada para as 3 da tarde mas meia hora antes já se viam as televisões a entrevistar pessoas de todas as idades que subiam a avenida da liberdade em direcção ao marquês para protestarem.





E como se pode ver "a luta continua quando o povo sai à rua"... Ficam aqui alguns dos cartazes originalíssimos e hilariantes que se podiam ver a multidão a carregar pela rua fora.












as novas notas de 500 EUR




um maço de tabaco precário que saiu à rua para lutar





desemprecários









o cartaz (cor-de-rosa!!) que encontrei encostado a um canto



recibos verdes em protesto contra o zé sócrates




E à rasquinha como nós estamos, se a situação não muda, qualquer dia o que nos espera é mesmo virar pedinte ou sem-abrigo.


um sem-abrigo a ver a manifestação a passar



dois pedintes bem-humorados a pedir dinheiro para cerveja, vinho,
whisky e para a ressaca



A manifestação caminhou pela avenida da liberdade fora e subiu até ao camões, mas como os homens da luta ficaram a fazer a festa junto ao d. pedro IV muitas das pessoas acabaram mesmo por voltar ao rossio. A multidão só dispersou no fim do dia quando já estava a escurecer e desatou a chover. Aqui ficam algumas fotos da caminhada em direcção ao camões e da imensidade de gente descontente que existe neste país.









No fim da manifestação, enquanto se ouviam algumas pessoas a discursar, houve quem decidisse trepar à estátua do d. pedro para mostrar o seu descontentamento e afixar cartazes. Olhem só que bonito...





Será que é desta que o sócrates se decide a deixar de nos ignorar?

No comments: